Interdisciplinaridade e JM

Texto da professora Silvia Cristina Almeida de Oliveira.


Nessa semana juntamente com os alunos montamos um miniprojeto que teve referencial curricular nas disciplinas de língua portuguesa (texto anúncio publicitário), matemática (Tratamento de informações), Artes (produção textual com sua culminância em uma receita fria feita pelos próprio alunos).

O trabalho em sala de aula de um texto anúncio fazendo a publicidade de um produto ou de várias abre um leque para a exploração da realidade vivenciada por cada um, pois devemos trazer para o nosso convívio acadêmico a real situação do aluno na sua vida social, tendo um referencial curricular aplicado na escola.

Por isso buscou-se esse contexto porque é parte da nosso convívio diário a atração de um anuncio, explicando aos mesmo também a questão propaganda ‘enganosa”, as empresas, mercados enfim colocam em jornais, carro som, ou usam algum meio de comunicação para atrair sua clientela, chamando atenção para um anuncio, para muitos o anúncio que ficou no rol debaixo da primeira página não chama a devida atenção.

Analisando junto com a turma um desses anúncios, o que mais nos chamou a atenção foi o preço do queijo prato ou mussarela que 150gramas custa em torno de RS 3,98, pois nós iriamos usar esse ingrediente na receita proposta. No comércio local, 274gramas de queijo foi comprado a RS 8,21 foi uma comparação de preços e analisou-se se realmente estava em oferta ou não!

Depois de fazer as contas pode-se constatar que se fosse comprado em Ponta Grossa esse mesmo queijo iria custar bem menos, lá, 300gramas custa RS7,96.

Logo após essas explanações partimos para receita de uma pizza fria em sala de aula onde os alunos se divertiram, acho que foi o momento mais gratificante dessa aula, todos participaram da preparação e depois fez-se degustação!

Partimos para a nossa práxis, cada aluno escreveu o seu texto. Um escreveu um texto narrativo narrando o que aconteceu ,outro escreveu em forma de receita os ingredientes e seu valor , outro narrou o fato de forma textual partindo da narrativa também, outra aluna escreveu sobre o cuidado da preparação dos alimentos a higiene , o engraçado que uma aluna até colocou um site inventado na hora para seguir suas receitas no seu instragam isso tudo de forma fake, outra aluna utilizou seu caderno de produção textual para o uso de gráficos e tabelas, explorado a questão dos gastos.

Acredita-se que a cada trabalho realizado nessa turma tem sido elevado o potencial de conhecimento dos alunos! Ver a participação de todos traz momentos repletos de contentamento e sentimento de missão cumprida. 





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro sobre alimentação

DIA DA ÁRVORE