Relato do Projeto sobre Eleições

Texto da professora Mara Silvia Cocito Cadamuro.

Os alunos do 5° anos da escola Prefeito Aristides Soares uniram-se para trabalhar o tema “Eleições”, as professoras então se reuniram e dividiram as etapas. O 5° A, ficou responsável pelo dia da “eleição”.

Em sala de aula foi trabalhado o tema Eleição, conversamos como era feita a eleição antes da urna eletrônica usando cédulas de papel, onde os eleitores tinham que escrever o número ou o nome dos candidatos. Com o passar dos anos esse trabalho foi substituído pela urna eletrônica facilitando assim o trabalho. Esse ano teve mais uma novidade a identificação biométrica, onde os eleitores passam a usar a digital no lugar da assinatura.

Para entender melhor o processo de votação, no dia 5 de outubro (sexta – feira), realizamos uma Eleição Mirim na Escola Municipal Prefeito Aristides Soares como o objetivo: os candidatos teriam que apresentar propostas para acabar com as correrias no recreio.

Os alunos do 5º Ano A ficaram responsáveis em executar esse trabalho. Foi comentado também a função de cada membro responsável como mesário, presidente e fiscal.

Confeccionamos a urna e as cabinas de votação. Os alunos chegavam à mesa e eram recebidos pelos mesários para assinarem a folha de presença, passava pelo presidente onde recebiam a cédula de papel e em seguida iam até as cabinas para votarem, logo após depositavam seu voto na urna.

Assim que encerrou a votação, lacramos a urna e entregamos para os responsáveis para fazerem a apuração dos votos.

Foi uma atividade prazerosa, os alunos puderam vivenciar um dia de Eleição.

Registro da aluna Bruna Eloisa Vieira Sampaio.






































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro sobre alimentação

DIA DA ÁRVORE