Projeto Família Ativa promove Gincana de combate a dengue na Escola Municipal Prefeito Aristides Soares

Autora: diretora Neide Amara Silva dos Santos, 5º ano A

Como forma de continuidade ao projeto Dengue, no dia 12/03/2020 em sala de aula foi elaborado convites para a “1ª Gincana da Família Ativa” na Escola, logo após trabalhou-se com a aula informatizada do Projeto “Sem Fronteiras” com a atividade “Família tudo de bom” e “Foto de Família”, onde os alunos desenvolveram suas atividades o qual o foco maior era a família e sua importância.
Sábado (14/03/2020) aconteceu a gincana “Todos contra a Dengue”, a atividade aconteceu a partir das 8 horas na quadra da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares, num evento descontraído e de bastante aprendizagem onde pais, filhos e professores divertiram-se ao mesmo tempo em que tomavam consciência da necessidade de todos se engajarem na luta contra a Dengue em Jaguariaíva. O evento teve como objetivo conscientizar crianças, jovens e adultos no combate ao mosquito Aedes Aegypti, alertando sobre os riscos que a doença provoca na sociedade. A gincana teve 6 provas com regulamento próprio, onde pais e filhos participaram e divertiram-se muito, foram duas horas de jogos e brincadeiras relacionadas ao tema de combate à Dengue, ao final os pais compartilharam um chá com pipoca com seus filhos e professores. 

Em Jaguariaíva, diariamente a equipe de Controle de Endemias realiza visitas nas residências do município, com o intuito de localizar focos e reservatórios de dengue, e manter a população informada. No último mês estes agentes visitaram 8.124 imóveis, encontrando um total de 997 depósitos de água parada, ou seja, possíveis criadouros do mosquito. Foram identificadas 1.326 larvas do Aedes Aegypti, apenas no mês de fevereiro. O trabalho de fiscalização é continuo, e não realizar as medidas de prevenção, como manter o quintal limpo é uma infração sanitária e um verdadeiro crime contra saúde da população. Por este motivo os proprietários que não mantêm seus quintais livres da presença do Aedes Aegypti são notificados e podem responder processo administrativo.

No presente momento o município não possui nenhum caso de Dengue confirmado, foram notificadas duas suspeitas em 2020, sendo que uma foi descartada e outra se encontra sob análise. A melhor maneira de combater a Dengue é tomando medidas de prevenção. Levante, olhe seu quintal e as proximidades de sua residência. Verifique se há recipientes abertos que possam armazenar água, evite que isto aconteça recolhendo os entulhos, mantendo caixas ou barris de água fechados com tampa adequada, guardando garrafas sempre de cabeça para baixo e enchendo de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas. Por fim, incentive seus vizinhos a fazer o mesmo e aproveite para colocar o papo em dia! Temos que nos tornar soldados nesta guerra e não deixar de adotar os cuidados necessários todos os dias em casa, no trabalho ou na rua. Não deixe água parada!

De modo geral a atividade desenvolvida foi um trabalho muito bom e extremamente importante, onde a família teve um dia especial com seus filhos na escola. A participação dos pais na vida de suas crianças é muito importante para o desenvolvimento social e educacional dos pequenos, devendo assim a escola caminhar junto com a família, e família junto com escola para que o aprendizado aconteça de forma plena e em todos os âmbitos.

A família deve ser participativa, valorizando o seu filho sempre, porque ela é a melhor coisa que uma criança pode ter, sendo ela como for, o importante é o amor que existe entre todos os envolvidos.










































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro sobre alimentação

DIA DA ÁRVORE