Tropeirismo

AUTORA
Professora Biara Nadine Moreira Ferraz, 5º ano B

O Dia Municipal do Tropeiro na cidade de Jaguariaíva-PR é comemorado no dia 12 de maio e “tem como objetivo retratar os primórdios desta cidade, exaltando a importância que este movimento teve na formação da Região dos Campos Gerais, por onde passaram as tropas que se deslocavam em mulas de Viamão – RS à Sorocaba – SP para transportar mercadorias. A data foi instituída pela Lei Municipal Nº Nº 2507/2014 de 03/07/2014, em alusão à data de falecimento do Coronel Luciano Carneiro Lobo. Desde 2015 A Secretaria Municipal, de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SMECEL, através do Departamento de Cultura realiza eventos como cavalgadas, palestras, contação de causos, lançamento de livros, filmes.”

Os educandos trabalharam toda a semana sobre o conteúdo. A primeira proposta foi apresentar aos alunos um vídeo: “Tropeirismo – Parte da nossa história”, gravado pelo Diretor de Cultura Vinícius Schadner e da Historiadora Plicila de Brito, no ano de 2021. Em seguida, foram realizadas leituras referentes ao tema para a realização de um diálogo com a turma.

Os discentes também fizeram desenhos retratando o modo de vida dos tropeiros, coloriram imagens, montaram um mural do “Dia do Tropeiro”.

No dia 12/05, dois alunos da instituição participaram do evento alusivo a esse dia, no Cine Teatro Valéria Luercy, os mesmos recitaram um poema abordando o tema.

No dia 13/05, na escola, seis alunos recitaram o poema “O tropeiro”, do poeta Ditão Virgílio, o qual relata a passagem dos tropeiros na região do Vale do Paraíba e por São Luiz do Paraitinga-SP.

Vale ressaltar, que a proposta realizada durante essa semana trouxe grande enriquecimento cultural aos educandos, ressaltando o conhecimento histórico relacionado ao município.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro sobre alimentação

DIA DA ÁRVORE