Chapeuzinho Vermelho: receitas da vovó
AUTORA
Professora Lilian Maria Müller, 5º ano A
Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares, em Jaguariaíva, realizaram atividades de leitura, produção textual e ortografia, a partir do conto infantil “Chapeuzinho Vermelho”.
Para iniciar as atividades, os alunos foram convidados a relembrar oralmente a história da Chapeuzinho Vermelho, seus personagens, cenário e principais acontecimentos. Em seguida, a professora realizou a contação do clássico infantil.
Em outro momento, os alunos foram apresentados a uma nova versão da história. A professora iniciou mostrando a capa do filme “Deu a louca na Chapeuzinho” e questionando os alunos sobre os personagens ilustrados na capa e sobre o assunto que será tratado no filme. Em seguida os alunos assistiram ao filme.
Após assistirem ao filme, os alunos responderam algumas questões interpretativas e fizeram uma comparação entre a história original e o filme, ilustrando as principais características de cada um.
No filme, o problema central era o roubo do livro de receitas da vovó. Dessa forma, os alunos deveriam trazer de casa uma receita, escolhida com a ajuda de um familiar, para ser compartilhada com a turma no dia seguinte. Na aula seguinte, as receitas trazidas pelos alunos foram recolhidas pela professora, que explicou a estrutura do gênero textual “receita” e suas principais características. Os alunos reescreveram as receitas e confeccionaram o “Livro de receitas do 5º ano”.
Para terminar foram realizadas atividades de ortografia sobre o uso de “MAL” ou “MAU”, com ditado de frases e jogos na sala informatizada.
As atividades realizadas trouxeram muitos aprendizados aos alunos, que puderam conhecer melhor sobre o gênero textual “receitas” e aprofundar seus conhecimentos.
Professora Lilian Maria Müller, 5º ano A
Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares, em Jaguariaíva, realizaram atividades de leitura, produção textual e ortografia, a partir do conto infantil “Chapeuzinho Vermelho”.
Para iniciar as atividades, os alunos foram convidados a relembrar oralmente a história da Chapeuzinho Vermelho, seus personagens, cenário e principais acontecimentos. Em seguida, a professora realizou a contação do clássico infantil.
Em outro momento, os alunos foram apresentados a uma nova versão da história. A professora iniciou mostrando a capa do filme “Deu a louca na Chapeuzinho” e questionando os alunos sobre os personagens ilustrados na capa e sobre o assunto que será tratado no filme. Em seguida os alunos assistiram ao filme.
Após assistirem ao filme, os alunos responderam algumas questões interpretativas e fizeram uma comparação entre a história original e o filme, ilustrando as principais características de cada um.
No filme, o problema central era o roubo do livro de receitas da vovó. Dessa forma, os alunos deveriam trazer de casa uma receita, escolhida com a ajuda de um familiar, para ser compartilhada com a turma no dia seguinte. Na aula seguinte, as receitas trazidas pelos alunos foram recolhidas pela professora, que explicou a estrutura do gênero textual “receita” e suas principais características. Os alunos reescreveram as receitas e confeccionaram o “Livro de receitas do 5º ano”.
Para terminar foram realizadas atividades de ortografia sobre o uso de “MAL” ou “MAU”, com ditado de frases e jogos na sala informatizada.
As atividades realizadas trouxeram muitos aprendizados aos alunos, que puderam conhecer melhor sobre o gênero textual “receitas” e aprofundar seus conhecimentos.


.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

Comentários
Postar um comentário