Chapeuzinho Vermelho: receitas da vovó
AUTORA
Professora Lilian Maria Müller, 5º ano A
Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares, em Jaguariaíva, realizaram atividades de leitura, produção textual e ortografia, a partir do conto infantil “Chapeuzinho Vermelho”.
Para iniciar as atividades, os alunos foram convidados a relembrar oralmente a história da Chapeuzinho Vermelho, seus personagens, cenário e principais acontecimentos. Em seguida, a professora realizou a contação do clássico infantil.
Em outro momento, os alunos foram apresentados a uma nova versão da história. A professora iniciou mostrando a capa do filme “Deu a louca na Chapeuzinho” e questionando os alunos sobre os personagens ilustrados na capa e sobre o assunto que será tratado no filme. Em seguida os alunos assistiram ao filme.
Após assistirem ao filme, os alunos responderam algumas questões interpretativas e fizeram uma comparação entre a história original e o filme, ilustrando as principais características de cada um.
No filme, o problema central era o roubo do livro de receitas da vovó. Dessa forma, os alunos deveriam trazer de casa uma receita, escolhida com a ajuda de um familiar, para ser compartilhada com a turma no dia seguinte. Na aula seguinte, as receitas trazidas pelos alunos foram recolhidas pela professora, que explicou a estrutura do gênero textual “receita” e suas principais características. Os alunos reescreveram as receitas e confeccionaram o “Livro de receitas do 5º ano”.
Para terminar foram realizadas atividades de ortografia sobre o uso de “MAL” ou “MAU”, com ditado de frases e jogos na sala informatizada.
As atividades realizadas trouxeram muitos aprendizados aos alunos, que puderam conhecer melhor sobre o gênero textual “receitas” e aprofundar seus conhecimentos.
Professora Lilian Maria Müller, 5º ano A
Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares, em Jaguariaíva, realizaram atividades de leitura, produção textual e ortografia, a partir do conto infantil “Chapeuzinho Vermelho”.
Para iniciar as atividades, os alunos foram convidados a relembrar oralmente a história da Chapeuzinho Vermelho, seus personagens, cenário e principais acontecimentos. Em seguida, a professora realizou a contação do clássico infantil.
Em outro momento, os alunos foram apresentados a uma nova versão da história. A professora iniciou mostrando a capa do filme “Deu a louca na Chapeuzinho” e questionando os alunos sobre os personagens ilustrados na capa e sobre o assunto que será tratado no filme. Em seguida os alunos assistiram ao filme.
Após assistirem ao filme, os alunos responderam algumas questões interpretativas e fizeram uma comparação entre a história original e o filme, ilustrando as principais características de cada um.
No filme, o problema central era o roubo do livro de receitas da vovó. Dessa forma, os alunos deveriam trazer de casa uma receita, escolhida com a ajuda de um familiar, para ser compartilhada com a turma no dia seguinte. Na aula seguinte, as receitas trazidas pelos alunos foram recolhidas pela professora, que explicou a estrutura do gênero textual “receita” e suas principais características. Os alunos reescreveram as receitas e confeccionaram o “Livro de receitas do 5º ano”.
Para terminar foram realizadas atividades de ortografia sobre o uso de “MAL” ou “MAU”, com ditado de frases e jogos na sala informatizada.
As atividades realizadas trouxeram muitos aprendizados aos alunos, que puderam conhecer melhor sobre o gênero textual “receitas” e aprofundar seus conhecimentos.
Comentários
Postar um comentário