“Deu a louca na Chapeuzinho” – Descrição de personagens

AUTORA
Professora Biara Nadine Moreira Ferraz Maksimio, 5º ano B

Os educandos do 5º ano “B” iniciaram o presente trimestre com a leitura de contos tradicionais infantis, com o apoio do material didático Gênese. No segundo capítulo da apostila, eles ouviram a história da “Chapeuzinho Vermelho” e realizaram várias atividades relacionadas, tais como: interpretação textual, substituição lexical das palavras, reescrita de frases, os alunos também relembraram quais são os artigos definidos e indefinidos.

Foram várias aulas com atividades diversas, relacionadas ao tema proposto. No dia 22 de junho, as professoras do 5º ano “A” e 5º ano “B”, reuniram as turmas para assistir ao filme “Deu a louca na Chapeuzinho”, o qual apresenta uma versão bem diferente do conto tradicional - “Chapeuzinho, a vovó, o Lobo e o lenhador nesta história todos são suspeitos”.

Antes de iniciar o filme, a turma analisou a capa do filme e a professora fez algumas perguntas (Quem são os personagens ilustrados na capa? Por que você acha que o filme tem esse nome? Quem são os personagens principais? Você acha que, nessa história, o lobo é mau?). Ao término do diálogo com a turma, eles assistiram ao filme.

Retornando para a sala de aula, a professora explicou a atividade que os discentes teriam que realizar, a proposta foi dividir a turma em cinco grupos, cada um ficaria responsável por um personagem, eles teriam que descrever as características de cada um.

A escolha foi feita através de sorteio, os personagens eram: Chapeuzinho Vermelho, Lobo, Lenhador, Vovó e Coelho. O grupo tinha que descrever quem era e o que fazia cada um dos personagens do filme. Essa descrição foi realizada em cartazes e os alunos também ilustraram cada personagem.

Vale ressaltar, que a proposta realizada durante o início desse trimestre deixou os alunos extremante empolgados em realizar os cartazes e também no aprendizado de cada conteúdo estudado.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro sobre alimentação

DIA DA ÁRVORE