Folclore
AUTORA
Professora Lilian Maria Müller, 5º ano A
Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares, em Jaguariaíva, realizaram atividades alusivas ao Folclore Brasileiro.
Iniciando as atividades, a professora solicitou aos alunos que realizassem uma pesquisa para procurar entender os conceitos de folclore, mito e lenda. Em um segundo momento, conduziu um debate sobre os resultados das pesquisas realizadas e colocou alguns pontos principais no quadro. Dessa forma, os alunos puderam concluir que “folclore é um conjunto de manifestações populares de uma determinada região ou povo, transmitidas de forma oral e passadas de geração em geração.”
Dando continuidade às atividades os alunos foram divididos em grupos e cada grupo ficou responsável por pesquisar e elaborar um trabalho sobre uma lenda do folclore brasileiro. As lendas pesquisadas foram: Iara, Boitatá, Mula sem cabeça, Negrinho do Pastoreio, Boto cor-de-rosa, Saci-Pererê, Lobisomem, Curupira e Cuca. Todos ficaram bastante empolgados e se dedicaram confeccionando, maquetes, cartazes e dedoches. Posteriormente, apresentaram os trabalhos e as lendas para a turma com a mediação da professora, enfatizando as principais características de cada personagem.
Os alunos também participaram de uma competição onde cada um deveria escolher um trava-línguas para apresentar aos colegas. Logo após, confeccionaram um cartaz com os trava-línguas escolhidos. Foram realizadas também algumas brincadeiras folclóricas, como, cabra-cega, amarelinha e passa-anel.
As atividades realizadas foram bastante importantes para o conhecimento dos alunos a respeito do folclore brasileiro, buscando, dessa forma, não deixar que essas tradições tão importantes para a cultura de um povo caiam no esquecimento.
Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares, em Jaguariaíva, realizaram atividades alusivas ao Folclore Brasileiro.
Iniciando as atividades, a professora solicitou aos alunos que realizassem uma pesquisa para procurar entender os conceitos de folclore, mito e lenda. Em um segundo momento, conduziu um debate sobre os resultados das pesquisas realizadas e colocou alguns pontos principais no quadro. Dessa forma, os alunos puderam concluir que “folclore é um conjunto de manifestações populares de uma determinada região ou povo, transmitidas de forma oral e passadas de geração em geração.”
Dando continuidade às atividades os alunos foram divididos em grupos e cada grupo ficou responsável por pesquisar e elaborar um trabalho sobre uma lenda do folclore brasileiro. As lendas pesquisadas foram: Iara, Boitatá, Mula sem cabeça, Negrinho do Pastoreio, Boto cor-de-rosa, Saci-Pererê, Lobisomem, Curupira e Cuca. Todos ficaram bastante empolgados e se dedicaram confeccionando, maquetes, cartazes e dedoches. Posteriormente, apresentaram os trabalhos e as lendas para a turma com a mediação da professora, enfatizando as principais características de cada personagem.
Os alunos também participaram de uma competição onde cada um deveria escolher um trava-línguas para apresentar aos colegas. Logo após, confeccionaram um cartaz com os trava-línguas escolhidos. Foram realizadas também algumas brincadeiras folclóricas, como, cabra-cega, amarelinha e passa-anel.
As atividades realizadas foram bastante importantes para o conhecimento dos alunos a respeito do folclore brasileiro, buscando, dessa forma, não deixar que essas tradições tão importantes para a cultura de um povo caiam no esquecimento.
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

Comentários
Postar um comentário