Folclore
AUTORA
Professora Lilian Maria Müller, 5º ano A
Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares, em Jaguariaíva, realizaram atividades alusivas ao Folclore Brasileiro.
Iniciando as atividades, a professora solicitou aos alunos que realizassem uma pesquisa para procurar entender os conceitos de folclore, mito e lenda. Em um segundo momento, conduziu um debate sobre os resultados das pesquisas realizadas e colocou alguns pontos principais no quadro. Dessa forma, os alunos puderam concluir que “folclore é um conjunto de manifestações populares de uma determinada região ou povo, transmitidas de forma oral e passadas de geração em geração.”
Dando continuidade às atividades os alunos foram divididos em grupos e cada grupo ficou responsável por pesquisar e elaborar um trabalho sobre uma lenda do folclore brasileiro. As lendas pesquisadas foram: Iara, Boitatá, Mula sem cabeça, Negrinho do Pastoreio, Boto cor-de-rosa, Saci-Pererê, Lobisomem, Curupira e Cuca. Todos ficaram bastante empolgados e se dedicaram confeccionando, maquetes, cartazes e dedoches. Posteriormente, apresentaram os trabalhos e as lendas para a turma com a mediação da professora, enfatizando as principais características de cada personagem.
Os alunos também participaram de uma competição onde cada um deveria escolher um trava-línguas para apresentar aos colegas. Logo após, confeccionaram um cartaz com os trava-línguas escolhidos. Foram realizadas também algumas brincadeiras folclóricas, como, cabra-cega, amarelinha e passa-anel.
As atividades realizadas foram bastante importantes para o conhecimento dos alunos a respeito do folclore brasileiro, buscando, dessa forma, não deixar que essas tradições tão importantes para a cultura de um povo caiam no esquecimento.
Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares, em Jaguariaíva, realizaram atividades alusivas ao Folclore Brasileiro.
Iniciando as atividades, a professora solicitou aos alunos que realizassem uma pesquisa para procurar entender os conceitos de folclore, mito e lenda. Em um segundo momento, conduziu um debate sobre os resultados das pesquisas realizadas e colocou alguns pontos principais no quadro. Dessa forma, os alunos puderam concluir que “folclore é um conjunto de manifestações populares de uma determinada região ou povo, transmitidas de forma oral e passadas de geração em geração.”
Dando continuidade às atividades os alunos foram divididos em grupos e cada grupo ficou responsável por pesquisar e elaborar um trabalho sobre uma lenda do folclore brasileiro. As lendas pesquisadas foram: Iara, Boitatá, Mula sem cabeça, Negrinho do Pastoreio, Boto cor-de-rosa, Saci-Pererê, Lobisomem, Curupira e Cuca. Todos ficaram bastante empolgados e se dedicaram confeccionando, maquetes, cartazes e dedoches. Posteriormente, apresentaram os trabalhos e as lendas para a turma com a mediação da professora, enfatizando as principais características de cada personagem.
Os alunos também participaram de uma competição onde cada um deveria escolher um trava-línguas para apresentar aos colegas. Logo após, confeccionaram um cartaz com os trava-línguas escolhidos. Foram realizadas também algumas brincadeiras folclóricas, como, cabra-cega, amarelinha e passa-anel.
As atividades realizadas foram bastante importantes para o conhecimento dos alunos a respeito do folclore brasileiro, buscando, dessa forma, não deixar que essas tradições tão importantes para a cultura de um povo caiam no esquecimento.
Comentários
Postar um comentário