“Dia Mundial da Água”

AUTORA
Professora Mara Silvia Cocito Cadamuro Garcia, 5º ano B

Os alunos do 5º Ano B da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares, em Jaguariaíva, realizaram atividades alusivas sobre o “Dia Mundial da Água”, com objetivo de conscientizar a importância do consumo e atitudes que podem ser feitas para economizar a água.

Foi feito questionamentos aos alunos antes de iniciarmos as atividades sobre a importância da água que é um elemento essencial para a sobrevivência dos seres vivos, devemos também economizar para não faltar mais tarde. Os alunos se empolgaram e começaram a expor suas respostas como: Não devemos deixar a torneira aberta enquanto estamos escovando os dentes, não deixar a mangueira ligada enquanto estamos esfregando a calçada ou lavando o automóvel, não podemos ficar muito tempo no chuveiro, e sempre consertar os vazamentos para não desperdiçar a água e também não aumentar o valor da conta entre outros.

Dando continuidade foi passado um vídeo explicando o ciclo da água na natureza, onde os alunos puderam observar que com o calor a água evapora e atinge camadas mais altas da atmosfera e condensa-se, formando as nuvens e depois caem na forma de chuva, neve ou granizo retornando para superfície terrestre novamente.

Observamos também que a água na natureza encontra-se nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

Os alunos em grupos prepararam em sala de aula cartazes relacionados ao tema estudado. Durante sua execução, trocaram ideias com os colegas sobre tudo que ouviram e assistiram, usando a criatividade para execução do trabalho.

Para finalizar a proposta das atividades os alunos teriam que procurar no dicionário o significado das palavras evaporação, condensação, precipitação, transpiração e escoamento e em seguida escrever e fazer desenhos para ilustrar, os trabalhos ficaram lindos e eles puderam mostrar tudo que foi apresentado .















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro sobre alimentação

DIA DA ÁRVORE