Projeto sobre a Dengue

AUTORA
Professora Neide Amara Silva dos Santos, 5º ano A

Durante os dias 01/03 a 08/03 de 2023, foi realizado como todos os anos na Escola Municipal Prefeito Aristides Soares o projeto sobre a Dengue (também conhecida como Aedes aegypti). O objetivo do projeto é conscientizar os alunos sobre as causas, cuidados e maneiras de prevenção dessa doença, que pode levar a sintomas graves e até mesmo à morte.

Os alunos foram divididos em grupos e convidados a representar a Dengue em forma de desenhos e cartazes. A professora também os instigou a confeccionar uma maquete, em casa, de forma individual ou em grupo. Durante a explanação do tema, foi enfatizado que o mosquito Aedes aegypti é responsável pela transmissão de outras doenças, como a febre amarela, o Zika Virus e a Chikungunya, que também podem ser graves e fatais.

No dia 08 de março de 2023, os alunos participaram de uma palestra na escola sobre a Dengue, abordando as causas, cuidados, consequências, proliferação e prevenção da doença. O palestrante explicou sobre o tempo de vida da fêmea e a quantidade de ovos que ela põe. Além disso, houve uma explanação acerca da empresa Forrest, que combate a fêmea do mosquito com a liberação em larga escala de mosquitos machos estéreis com o objetivo de reduzir gradualmente a população local de mosquitos, resultando na diminuição da propagação de doenças transmitidas por esses insetos. Houve também uma exposição, onde as crianças puderam observar larvas, colocar as mãos nos mosquitos, isso fez com que houvesse uma motivação maior acerca do assunto.

Essas atividades possibilitaram a compreensão da importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, e que a conscientização e a mobilização são fundamentais para combater a proliferação do mosquito e consequentemente as doenças por eles transmitidas. Os alunos se mostraram motivados a disseminar as informações adquiridas durante o projeto, o que pode ser visto como um importante passo para a prevenção da doença na comunidade. Enfatizou- se ainda, que a mudança de atitudes e condutas é essencial para combater a Dengue, evitando sua proliferação e tendo uma vida mais tranquila.

Por fim, recomenda-se que em futuros projetos seja incluída uma abordagem mais aprofundada sobre a importância da eliminação dos criadouros do mosquito e como fazer isso na prática, já que esta é uma medida essencial para prevenir a proliferação da doença.
































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro sobre alimentação

DIA DA ÁRVORE