HOMENAGENS AOS TROPEIROS

AUTORA
Professora Neide Amara Silva dos Santos, 5º ano A

Para celebrar o mês do tropeirismo no Brasil, a turma do 5º Ano "A", juntamente com a professora, promoveu um debate sobre a importância dos tropeiros na história do país. Durante uma roda de conversa, realizaram uma pesquisa na sala de informática sobre os tropeiros, após uma leitura aprofundada, a professora propôs uma atividade online baseada na história dos tropeiros. Em seguida, na sala de aula, os alunos foram convidados a expressar sua compreensão por meio de desenhos representando os tropeiros.

Em nosso município o dia do tropeiro é comemorado em grande estilo, onde os alunos da rede municipal apresentam “poesias” sobre o Tropeirismo e após acontece uma “Quirerada” prato típico. Nesse dia a aluna Isabelly Faria Vieira, acompanhada da aluna Yasmin Louise, recitaram o poema "Os tropeiros que ouvi falar" de autoria da Professora Caren Priscila Pulquerio Alves.

No dia 22 de maio, no momento cívico na escola, a aluna Isabelly recitou novamente o poema. Foi sugerida também a leitura de livros ou trechos de obras literárias que retratam a vida dos tropeiros.

Essas atividades proporcionaram aos alunos um grande aprendizado, pois eles já tinham conhecimento prévio sobre a história dos tropeiros, o que facilitou a compreensão do assunto em questão.

As atividades realizadas online, na sala de informática, despertaram grande curiosidade entre os estudantes, gerando até mesmo uma competição saudável para ver quem conseguia responder mais questões corretamente.

Essas atividades adicionais podem enriquecer a comemoração do tropeirismo, proporcionando aos alunos uma compreensão mais ampla e profunda desse importante aspecto da história brasileira.
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro sobre alimentação

DIA DA ÁRVORE