Estudo sobre o Folclore Brasileiro
AUTORA
Professora Franciele Borges da Silva de Oliveira, jornada ampliada
Em alusão ao Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, os alunos do 5º Ano B da Jornada Ampliada, sob orientação da professora Franciele Borges da Silva de Oliveira, realizaram um estudo especial sobre os personagens do folclore brasileiro.
Como ponto de partida, a turma assistiu ao vídeo do projeto “Vamos Ler – Geração Digital”, que apresentou de forma lúdica e educativa as principais lendas e tradições da cultura popular. Esse recurso serviu como conteúdo de apoio para ampliar os conhecimentos dos estudantes e estimular a reflexão sobre a importância de valorizar a identidade cultural do Brasil.
A atividade teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as lendas brasileiras, reforçando a relevância do folclore como patrimônio imaterial que precisa ser preservado e transmitido às novas gerações. Os alunos participaram com entusiasmo, curiosidade e atenção, fazendo conexões entre as histórias apresentadas e o seu cotidiano.
Durante o estudo, foram destacados personagens como o Saci-Pererê, a Iara, o Boto Cor-de-Rosa, o Curupira, o Boitatá, a Mula sem Cabeça e a Caipora, entre outros que fazem parte da memória e da tradição oral do povo brasileiro.
Construção da Maquete
Para tornar a experiência ainda mais prática e significativa, os estudantes confeccionaram uma maquete coletiva, representando com criatividade os principais personagens do folclore.
O processo envolveu pintura, colagem, montagem de cenários e trabalho em grupo. Cada aluno colaborou em diferentes etapas da produção, desde a preparação da base até a finalização com árvores, rio e figuras folclóricas. A maquete destacou-se como resultado da dedicação e da cooperação da turma, evidenciando não apenas aprendizado cultural, mas também valores de trabalho em equipe e criatividade.
Reflexão Final
A atividade representou uma valiosa oportunidade de aprendizado, tornando os conteúdos mais dinâmicos, reais e conectados com a vivência escolar. O projeto também reforçou o compromisso da escola em formar cidadãos conscientes da importância de preservar e valorizar a cultura brasileira.
Professora Franciele Borges da Silva de Oliveira, jornada ampliada
Em alusão ao Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, os alunos do 5º Ano B da Jornada Ampliada, sob orientação da professora Franciele Borges da Silva de Oliveira, realizaram um estudo especial sobre os personagens do folclore brasileiro.
Como ponto de partida, a turma assistiu ao vídeo do projeto “Vamos Ler – Geração Digital”, que apresentou de forma lúdica e educativa as principais lendas e tradições da cultura popular. Esse recurso serviu como conteúdo de apoio para ampliar os conhecimentos dos estudantes e estimular a reflexão sobre a importância de valorizar a identidade cultural do Brasil.
A atividade teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as lendas brasileiras, reforçando a relevância do folclore como patrimônio imaterial que precisa ser preservado e transmitido às novas gerações. Os alunos participaram com entusiasmo, curiosidade e atenção, fazendo conexões entre as histórias apresentadas e o seu cotidiano.
Durante o estudo, foram destacados personagens como o Saci-Pererê, a Iara, o Boto Cor-de-Rosa, o Curupira, o Boitatá, a Mula sem Cabeça e a Caipora, entre outros que fazem parte da memória e da tradição oral do povo brasileiro.
Construção da Maquete
Para tornar a experiência ainda mais prática e significativa, os estudantes confeccionaram uma maquete coletiva, representando com criatividade os principais personagens do folclore.
O processo envolveu pintura, colagem, montagem de cenários e trabalho em grupo. Cada aluno colaborou em diferentes etapas da produção, desde a preparação da base até a finalização com árvores, rio e figuras folclóricas. A maquete destacou-se como resultado da dedicação e da cooperação da turma, evidenciando não apenas aprendizado cultural, mas também valores de trabalho em equipe e criatividade.
Reflexão Final
A atividade representou uma valiosa oportunidade de aprendizado, tornando os conteúdos mais dinâmicos, reais e conectados com a vivência escolar. O projeto também reforçou o compromisso da escola em formar cidadãos conscientes da importância de preservar e valorizar a cultura brasileira.
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