Alunos exploram Jaguariaíva e transformam aprendizado em cartaz cultural
AUTORA
Professora Franciele Borges da Silva de Oliveira, Jornada Ampliada – Instituto Alicerce – 5º Ano B
A turma viveu uma experiência inspirada pela videoaula da HQ ISA e os Exploradores do Agro, que apresenta personagens curiosos, investigativos e atentos ao ambiente ao redor. Depois de assistirem ao vídeo, os alunos foram convidados a também se tornarem exploradores, só que desta vez da própria cidade.
Assim como os Exploradores do Agro investigam o ambiente para entender como tudo funciona, os estudantes passaram um dia observando Jaguariaíva com um novo olhar. O passeio ao parque da cidade permitiu que as crianças reconhecessem elementos culturais, naturais e históricos que fazem parte do cotidiano, mas que muitas vezes passam despercebidos.
Durante a visita, a turma observou espaços públicos, paisagens e características locais que ajudam a contar a história de Jaguariaíva. As crianças conversaram sobre pertencimento, identidade e sobre o que torna a cidade um lugar especial para quem vive nela.
De volta à sala, o grupo transformou suas descobertas em um grande cartaz coletivo sobre a cultura de Jaguariaíva. Cada aluno contribuiu com desenhos, textos e pequenas observações que registram o que foi aprendido no passeio. O cartaz destaca elementos culturais importantes, valorizando a cidade e reforçando a importância de cuidar e conhecer o espaço onde se vive.
A atividade aproximou os alunos do território em que estão inseridos e mostrou que aprender também acontece fora da sala de aula. A inspiração nos Exploradores do Agro ajudou as crianças a perceberem que explorar, observar e registrar são habilidades que podem ser usadas para compreender melhor o mundo ao redor. E assim, a turma descobriu que ser explorador da própria cidade também é uma forma de aprender, se conectar e valorizar a cultura local.
Professora Franciele Borges da Silva de Oliveira, Jornada Ampliada – Instituto Alicerce – 5º Ano B
A turma viveu uma experiência inspirada pela videoaula da HQ ISA e os Exploradores do Agro, que apresenta personagens curiosos, investigativos e atentos ao ambiente ao redor. Depois de assistirem ao vídeo, os alunos foram convidados a também se tornarem exploradores, só que desta vez da própria cidade.
Assim como os Exploradores do Agro investigam o ambiente para entender como tudo funciona, os estudantes passaram um dia observando Jaguariaíva com um novo olhar. O passeio ao parque da cidade permitiu que as crianças reconhecessem elementos culturais, naturais e históricos que fazem parte do cotidiano, mas que muitas vezes passam despercebidos.
Durante a visita, a turma observou espaços públicos, paisagens e características locais que ajudam a contar a história de Jaguariaíva. As crianças conversaram sobre pertencimento, identidade e sobre o que torna a cidade um lugar especial para quem vive nela.
De volta à sala, o grupo transformou suas descobertas em um grande cartaz coletivo sobre a cultura de Jaguariaíva. Cada aluno contribuiu com desenhos, textos e pequenas observações que registram o que foi aprendido no passeio. O cartaz destaca elementos culturais importantes, valorizando a cidade e reforçando a importância de cuidar e conhecer o espaço onde se vive.
A atividade aproximou os alunos do território em que estão inseridos e mostrou que aprender também acontece fora da sala de aula. A inspiração nos Exploradores do Agro ajudou as crianças a perceberem que explorar, observar e registrar são habilidades que podem ser usadas para compreender melhor o mundo ao redor. E assim, a turma descobriu que ser explorador da própria cidade também é uma forma de aprender, se conectar e valorizar a cultura local.
















































Comentários
Postar um comentário